sexta-feira, 1 de abril de 2011

Deus nos livre dos pedestres!




É engraçado! No trânsito sempre o vilão é o motorista . Mas Monlevade está cheia de pedestres folgados !

O artigo 254 do Código Brasileiro de Trânsito proíbe o pedestre de andar no meio da rua ou fora da faixa e passarela. De acordo com o CBT, quem desobedecer a lei está sujeito à multa de R$ 26,60 – regra que nunca foi aplicada, porém, no país.
Se a gente para na faixa ou avança alguns centímetros, não adianta chorar, são cinco pontos na carteira. Agora, se ele atravessa longe da faixa, aí não tem problema !Se acontece alguma coisa, mesmo que a gente esteja dirigindo corretamente, a culpa do motorista! A culpa nunca é dos pedestres!

Existe o que vive no mundo da lua. Que adora caminhar ouvindo música ou sintonizando notícias no rádio do celular. Anda como se estivesse sozinho. Não adianta buzinar, gritar, nada. Ele vai passando e não tá nem aí se vem carro. E se bater em um cara desses, a culpa é do motorista!

Eles atravessam na frente de ônibus, não respeitam os motoristas quando estão manobrando, não andam nas calçadas e insistem em atravessar fora da faixa.

Nos cruzamentos não sinalizados, o pedestre tem sempre preferência e ninguém nega isso. Mas, quando um cruzamento é sinalizado, cada um tem o momento certo para atravessar.

A grande verdade é que quando todos fazem a sua parte, existe uma grande possibilidade de o acidente ser evitado. Quando o pedestre toma as devidas precauções e o motorista também, dificilmente temos algum problema!

3 comentários:

  1. Tenho notado que os pedestres de João Monlevade têm apresentado um comportamento, que, além de dificultar mais ainda o já tão caótico trânsito no centro da cidade, gera uma situação de risco para si mesmos. Que em Monlevade, poucos respeitam a faixa de pedestre não é nenhuma novidade. Mas agora, tem surgido uma “cultura” entre as criaturas bípedes que caminham pelo centro e por outras regiões, que consiste na seguinte fórmula: o sujeito se prepara para atravessar a rua - fora da faixa, como de costume - e, ao perceber a aproximação de um carro, vira o rosto 90 graus contra o veículo que se aproxima, dissimulando que não o vê e atravessa a via, na maior calma, como se fosse o único habitante do planeta, obrigando o condutor do automóvel a efetuar uma freada brusca para se evitar um atropelamento ou coisa pior. Esta prática tem sido muito comum, principalmente, entre os pedestres mais novos. Os pedestres de mais idade, dificilmente, cometem tal imprudência. E por quê? Porque tiveram uma educação que lhes trouxe consciência em relação ao trânsito e sabem que, fisicamente, é muito mais fácil parar uma pessoa do que um carro. Qualquer pedestre tem seu lugar no trânsito, devendo ser respeitado. Mas, aquele que não observa as regras de segurança, fingindo e dissimulando, assume o risco de ser atropelado ou de ser o responsável por mal maior. Educação é a palavra.

    Monlewood, 10 de junho de 2010

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuno seu comentário e obrigado pela visita! abços do Zé!

    ResponderExcluir
  3. ameaçaram o Resistindo, parece que tremeu o PP, pois retirou seu blog da net....
    isso que é censura!

    ResponderExcluir

 
Free counter and web stats