sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Para limpar o nome do Rio de Janeiro só o Centro olímpico da Gluglulândia.

E com direito a um passeio de teleférico pelos pontos turísticos da cidade...

Brincadeiras à parte, o caso é sério, a imprensa de todo o mundo voltou a destacar nesta sexta-feira as cenas de guerra no Rio de Janeiro – a maioria lembrou a preparação da cidade para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Confira trechos de algumas reportagens:

“Vila Cruzeiro já é território do estado”, gritou satisfeito Rodrigo Oliveria, chefe de operações da Polícia Civil, ao anunciar que as forças de ordem haviam ocupado a favela, o que há anos não conseguiam fazer.
El País (Espanha), citando o blog VEJA Acompanha

A polícia do Rio de Janeiro diz que tem agora o controle total da favela Vila Cruzeiro, enquanto continua a repressão a violentos traficantes. (…) O programa de pacificação da cidade visa a melhorar a segurança e o estado de direito para preparar o Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos, dois anos depois.
BBC (Grã-Bretanha)

Veículos militares blindados levaram a polícia para dentro do coração do reduto de gangues, perseguindo homens armados em favelas próximas e preparando o cenário para o que muitas pessoas acreditam que será uma batalha sangrenta na ofensiva do Rio para reprimir uma onda de violência do crime.
Associated Press, reproduzida por The New York Times (EUA) e The Guardian (Grã-Bretanha)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse à CNN que instruiu seu ministro da Defesa “a ajudar o Rio de Janeiro com o que for preciso”. As autoridades estão preocupadas com a criminalidade no Brasil já que o país se prepara para sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
CNN (EUA)

Para conquistar a favela Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, a polícia brasileira pediu ajuda da Marinha, que enviou seus tanques. Um sinal da dureza dos combates que dura quatro dias e custou a vida de pelo menos 30 pessoas.
Corriere della Sera (Itália)

Está alta a tensão entre traficantes e forças de segurança nos últimos dias. (…) Imagens de ônibus em chamas em várias partes da cidade foram transmitidas diversas vezes pela televisão. Descritas como “cenas de guerra” pela imprensa, os ataques ocorreram em estradas importantes, como a Linha Vermelha, que leva ao aeroporto internacional, causando pânico em vários bairros da megalópole.
Le Monde (França)

Em motos ou em caminhonetes 4×4, dezenas de traficantes com metralhadoras e fuzis fugiram dos morros e favelas do Rio em uma operação espetacular e inédita da polícia, que voltou a intervir após vários dias de enfrentamento. (…) Em dois anos, foram expulsos traficantes de 13 favelas. O plano, disse um oficial, é “limpar” agora outras 40 – das cerca de mil que existem no Rio – para a Copa do Mundo de 2014.
Clarín (Argentina)

No blog VEJA Acompanha, outras notícias sobre a onda de terror no Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free counter and web stats